-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 218 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: AutoDesk, CIN, CLIMAR, Efapel, FIMARBER, GLS2 CARPINTARIA, MADEICENTRO, Microsoft Office, PADIMAT
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento T5 está inserido num prédio do século XX que apresenta uma estrutura em betão que se faz notar pela sua dimensão. Com uma área generosa, a habitação foi intervencionada com vista a reorganizarem-se e redistribuírem-se os espaços. A sua renovação manteve a tipologia antiga em que apenas se transformou um dos quartos numa master-suite com walking-closet.
A partir da análise das plantas originais, verificou-se, logo à partida, que as zonas social e privada se encontravam misturadas e não separadas como convinha. Desta forma, foi necessário reorganizar e redistribuir as funções de cada espaço com a excepção da cozinha e das instalações sanitárias que se mantiveram no mesmo lugar.
Outra excepção importante foi a criação, no centro da casa, de uma instalação sanitária social que veio fixar os limites entre a zona social e a zona privada.
Foi ainda fundamental reverter a fraca iluminação do hall, das áreas circulação e das partes mais interiores que dava a estes espaços um ar sombrio e pouco acolhedor. Para tal, desenhou-se uma estante com a tripla função de delimitar o hall de entrada, resguardar a sala de jantar e permitir a entrada de luz natural.
A transformação das varandas em marquise também contribuiu para a fraca iluminação natural do apartamento. No sentido de se corrigir esta situação e, assim, aumentar a luminosidade dos quartos e da cozinha, removeram-se as paredes da fachada o que permitiu ainda aumentar a área disponível destes espaços.
O pavimento em madeira não só contrasta com o branco das paredes, das carpintarias e das cantarias como unifica todos os espaços que o compõem.